Saiba como descobrir e se proteger de 11 doenças silenciosas e perigosas

Febre e dor já indicam que a saúde precisa de alguma atenção, por isso, é comum pensar que o corpo sempre dá sinais quando algo não está certo. No entanto, há doenças que não apresentam nenhum sintoma em seu estágio inicial, e a descoberta tardia pode prejudicar o tratamento.

A melhor forma de combater essas doenças, segundo especialistas, é com prevenção, através de exames de rotina. Além disso, sempre contar ao médico qualquer tipo de mudança no corpo, por mais pequena que seja.

Ainda de acordo com os médicos, boa parte das doenças silenciosas estão ligadas a hábitos de vida ou fatores genéticos.

A hipertensão, por exemplo, é considerada por cardiologistas uma doença “traiçoeira”, pois, muitas vezes, só é descoberta quando o paciente tem um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“O ideal é que a pessoa, principalmente a adulta, meça a pressão pelo menos uma vez ao ano para avaliar. Se tiver histórico familiar, deve ficar mais atenta ainda, porque a hipertensão costuma ser hereditária”, explica a cardiologista Tatiane Emerich.

A médica ainda cita o diabetes e o colesterol alto como problemas que chegam sem dar sinais. “O diabetes apresenta sintomas quando está bem alterado, mas, muitas vezes, a pessoa tem a glicose alta e não consegue associar os sintomas. Temos que já ligar o alerta para todas essas doenças em casos de histórico familiar, porque esse fator aumenta a chance de tê-las”, destaca.

Outras que podem ser negligenciadas são as doenças da mente. Assim, acabam evoluindo até ficarem mais graves. A depressão é uma delas; e, quando se manifesta, os sintomas podem ser confundidos com cansaço ou falta de interesse.

“A depressão muitas vezes pode se manifestar de forma silenciosa. Ela pode dar sinais, mas as pessoas não percebem. A pessoa com depressão vai ficando cansada, perde o interesse nas coisas, perde ou ganha peso e isso vai evoluindo. O paciente acredita ser apenas cansaço e não busca ajuda, fazendo com que a doença se agrave”, comenta a psiquiatra Mariana Herkenhoff Araújo da Silva.

Um outro problema ganhou destaque recentemente. A cantora Anitta revelou que viveu 9 anos com fortes dores até receber o diagnóstico de endometriose. Por mais que a doença possa apresentar sintomas em muitas mulheres, existe uma porcentagem delas que não manifesta nenhum sinal ou algo bem discreto, fazendo com que demore a ser diagnosticada.

“A grande maioria tem sintomas, que são confundidos ou negligenciados por médicos, mas tem uma parte que realmente não tem sintomas e descobre ao tentar uma gravidez e ter dificuldades”, diz a ginecologista Thaissa Tinoco.

 

Leia a matéria completa no site de A Gazeta.

Compartilhe:

Artigos relacionados

Dra. Thaissa Tinoco

Diagnóstico e tratamento de doenças ginecológicas, de forma minimamente invasiva. Ajudo você a ter mais qualidade de vida.

Categorias
Instagram